Quem são os veradadeiros responsáveis pela inclusão de imigrantes no mercado de trabalho e pelo sucesso de seu desenvolvimento?

Segundo o relatório, as escolhas diárias dos gerentes de nível intermediário são cruciais para ajudar os profissionais imigrantes a atingir seu pleno potencial.

Os gerentes de nível intermediário, são aqueles que estão acima da linha de frente e abaixo da diretoria, e eles têm a maior influência na integração dos imigrantes no local de trabalho. Isto é de acordo com um novo relatório publicado pelo Toronto Region Immigrant Employment Council.

O relatório é intitulado “Make it or Break it”: Como gerentes de nível intermediários e executivos podem construir equipes que incluam imigrantes. Esta pesquisa original é amplamente baseada em entrevistas com líderes de diversidade e inclusão e gerentes de nível intermediário, que também eram em grande parte imigrantes.

Esses gestores desempenham um papel fundamental em fazer com que o imigrante contratado se sinta parte da equipe, fornecendo-lhes o feedback de que precisam para crescer no cargo e progredir na empresa.

Os imigrantes são, sem dúvida, um grande trunfo para a economia crescente do Canadá e serão influentes na recuperação econômica pós-pandemia do país. Durante a pandemia, os imigrantes mostraram que sua contribuição é inestimável, especialmente aqueles que trabalham na linha de frente.

O Canadá, no entanto, ainda precisa encontrar novas maneiras de maximizar o potencial dos novos talentos. Uma coisa é vir para o Canadá e encontrar emprego. Isso por si só não garante o sucesso de um imigrante. Os imigrantes vêm de todo o mundo para o Canadá com diferentes culturas de local de trabalho e devem se sentir bem-vindos no local de trabalho. Eles devem ter uma chance, como qualquer outra pessoa, de crescer em suas carreiras.

É por meio do apoio dos principais executivos que os gerentes de nível intermediário são capazes de incorporar adequadamente a inclusão do imigrante na cultura da empresa.

Pode haver algumas mudanças de mentalidade necessárias para que os empregadores canadenses realmente se beneficiem do talento recém-chegado. Por exemplo, desmantelar a percepção de que os imigrantes precisam primeiro ganhar “experiência canadense” para conseguir um emprego que mereça.


Como os executivos e gerentes podem fazer os imigrantes se sentirem bem-vindos?

Os executivos precisam entender completamente os desafios que os imigrantes enfrentam quando começam um novo emprego. Eles devem priorizar a inclusão de imigrantes em suas organizações e deixar claro que a responsabilidade é dos gerentes de nível médio. Também deve ficar claro que o sucesso dos gerentes de nível médio deve coincidir com seus esforços para promover um comportamento inclusivo.

Isso não deve ser tudo. Os próprios executivos devem dar o exemplo aos outros no que diz respeito à inclusão.

Os gerentes de nível médio têm maior influência sobre se os funcionários imigrantes se sentem bem-vindos e quanto eles progridem na organização para a qual trabalham. De acordo com o relatório, esses gerentes devem ser responsáveis ​​por “estabelecer uma dinâmica de equipe que funcione para todos – incluindo aqueles que podem ser novos no Canadá e estão acostumados com diferentes culturas e práticas de trabalho”.

Além disso, os gerentes de nível médio talvez precisem redefinir o sucesso de um funcionário. Um entrevistado sugeriu que o sistema de valores dos gerentes de nível médio é normalmente consistente com as “perspectivas norte-americanas, masculinas e heteronormativas”.

Os gerentes de nível médio também devem revisar a maneira como sua organização contrata novos funcionários. A forma como ocorre o recrutamento e a contratação também deve promover a inclusão. Isso inclui a forma como a descrição do trabalho é escrita e a divulgação clara das habilidades necessárias para realizar as funções do trabalho. Por exemplo, em um anúncio de emprego, deve ficar claro quais habilidades e qualificações são necessárias e quais são um ativo adicional.

Isso não ajuda apenas na inclusão de imigrantes. A pesquisa mostra que as mulheres têm menos probabilidade de se candidatar a um emprego para o qual acham que não são qualificadas. Tornar as ofertas de empregos claras pode encorajar mais pessoas a se inscreverem, especialmente aquelas que não o teriam feito de outra forma.
Não vai acontecer durante a noite

Com o apoio dos executivos, os gerentes de nível médio podem ser capazes de criar um ambiente de trabalho que seja inclusivo e acolhedor, onde sua experiência internacional seja celebrada e onde possam ter sucesso por causa disso.

É um lembrete de que a inclusão não é algo que pode ser alcançado da noite para o dia. É uma meta de longo prazo pela qual os executivos, gerentes de nível médio e todos no local de trabalho canadense devem trabalhar constantemente.

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