Começam hoje as inscrições para o Canada Emergency Response Benefit (CERB)!!

Estudantes internacionais e newcomers também podem receber CAD $2.000 por mês de ajuda do governo!

O Canada Emergency Response Benefit (CERB) é uma ajuda financeira temporária que o governo federal anunciou para quem perdeu sua fonte de renda em função da COVID-19. Veja aqui o passo a passo para o recebimento deste benefício.

O portal para inscrição no CERB entra no ar hoje, dia 6 de abril, e funcionará conforme o mês de nascimento da pessoa que se cadastrará. O mesmo vale para quem quiser aplicar via telefone.

Essa divisão é uma estratégia para que o sistema não falhe, já que a previsão é de uma procura em massa pelo benefício.

Se você ainda estiver trabalhando, mas perder sua fonte de renda mais tarde, em função da pandemia, também poderá entrar com um pedido — as inscrições permanecerão abertas.

Afinal, quem pode aplicar?

O CERB está disponível para quem tem um SIN number (que é tipo um CPF canadense), more no país, seja maior de 15 anos de idade e tenha recebido pelo menos CAD $5.000 nos últimos 12 meses da data de inscrição.

A renda pode ter sido gerada inclusive com trabalho fora ou para fora do Canadá (o que garante a inclusão de newcomers com menos de um ano no Canadá) e através de emprego formal, freelances, ou o chamado self-employment. Ela também pode estar relacionada a auxílio maternidade ou paternidade, seguro desemprego ou programas similares.

Em contrapartida, não vale para quem pediu demissão, para quem perdeu o emprego por outros motivos não relacionados à pandemia, nem para quem já estava desempregado antes mesmo da COVID-19 assolar o país.

Trabalhadores ou estudantes estrangeiros que não sejam cidadãos canadenses nem residentes permanentes também podem se inscrever, desde que atendam os critérios acima até o dia 2 de dezembro.

Como me registrar?

Quem quiser aplicar online precisa ANTES estabelecer uma conta na página da Canada Revenue Agency (CRA). Para aplicação via fone (que se dará através de um sistema automático) isto não será necessário.

Quem já tem uma CRA My Account deve entrar no site e conferir se os dados para depósito direto e endereço estão atualizados. Quem ainda não tem a conta deve entrar no portal da CRA e criar sua conta.

A partir do dia de hoje, 6 de abril, o registro online será feito com a pessoa entrando no MyAccount da CRA. Depois, deve-se clicar no banner que estará no topo da página, escrito:  “COVID-19: Canada Emergency Response Benefit”.

Após clicar, selecione o período pelo qual você deseja receber o benefício, declare que você atende aos critérios e confirme que o sistema tem os seus dados corretos para pagamento (conta ou endereço).

Posso registrar pelo telefone?

Para inscrição via fone, ligue para o número gratuito 1-800-959-2019 tendo em mãos o seu SIN number e CEP. Uma gravação pedirá que você escolha entre o inglês e o francês, e depois pedirá a inserção do seu SIN number, além da confirmação do seu CEP e o período pelo qual você quer receber o benefício. Por último, você confirmará que se qualifica para receber a ajuda e nada mais.

MAS ATENÇÃO: o registro por telefone só vai funcionar para quem já declarou imposto alguma vez no Canadá porque a Canada Revenue Agency já terá em seus arquivos seu endereço e preferência de forma de pagamento (depósito ou cheque). Para quem nunca chegou a declarar impostos de renda, o melhor é antes abrir uma My Account na CRA.

Qual a documentação que preciso apresentar?

O governo garantiu que o processo de inscrição será simples. Os interessados terão que fornecer apenas o SIN number, seus dados de contato e uma confirmação de que atende aos critérios anunciados. Mas as autoridades avisam que se tiverem qualquer suspeita, poderão entrar em contato mais tarde para exigir documentação adicional para comprovação. 

E como funcionará o pagamento?

O CERB será de CAD $2.000 pagos a cada quatros semanas e por um período máximo de 16 semanas, ou seja, quatro meses. Mas será preciso renovar o pedido de quatro em quatro semanas, se a sua situação de renda não mudar.

O pagamento será retroativo ao dia 15 de março de 2020 e a pessoa poderá escolher entre depósito direto na conta ou o recebimento de um cheque. 

É melhor ter os dados da sua conta bancária em mãos porque os pagamentos por depósito devem cair três dias após o registro, enquanto os cheques devem ser expedidos cerca de 10 dias após a inscrição.

Vou pagar imposto sobre o valor recebido?

Sim. É importante saber que será cobrado imposto sobre o benefício e que ele não será deduzido automaticamente do pagamento. O beneficiário é que precisará declará-lo quando fizer seu IR no ano que vem.

Nós da Canada Journal te desejamos sorte durante esse período tão difícil, e nos colocamos à disposição para ajudá-lo com o que estiver ao nosso alcance.

Stay Safe!

Fonte https://www.canada.ca/en/services/benefits/ei/cerb-application.html

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